sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A promessa de Deus e as contradições da vida

“Há, porventura, alguma coisa demasiadamente difícil para o Senhor? Ao tempo determinado, daqui a um ano tornarei a ti, e Sara terá um filho.” (Gênesis 18:14)

Por vezes, a vontade de Deus (e suas promessas) entram em rota de colisão com as circunstâncias adversas que enfrentamos – são as contradições da vida.
No capítulo 12 de Gênesis, Deus chama a Abrão, e ordena-lhe: “Sai da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para uma terra que eu te mostrarei.” O segredo de Abraão? Obediência! Para alcançarmos as promessas de Deus é preciso obedecer! Abrão não sabia para onde iria, porque iria, e quanto tempo ficaria por lá, mas não questionou… obedeceu! Muitas vezes, queremos usar a nossa imaginação, a nossa “intuição”, a nossa experiência, os nossos métodos, e ensinar a Deus como se faz… Ele não precisa de conselhos, menos ainda de conselheiros. Ele sabe todas as coisas desde a eternidade. Davi disse: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.” (Salmos 90:2) Ele é Deus, ainda antes de mim e de você! Antes dos nossos problemas, das nossas lutas, antes de tudo! Desde a eternidade, Ele sempre foi Deus. O Senhor nos diz através do profeta Jeremias: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou […] Agindo Eu, quem impedirá?” (Isaías 43:13). Tudo vem dEle, por meio dEle e para Ele. Quantas vezes queremos adivinhar, adiantar o que Deus vai fazer, não é mesmo?! Mas não se esqueça: Deus tem os seus próprios métodos e não precisa de conselheiros!
Por vezes, não entendemos o agir de Deus, o seu tempo, os seus métodos. Aliás, e a propósito desta questão: Quem disse que é para entendermos? Ele disse para confiarmos nele, simplesmente.
“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (Eclesiastes 11:5)
Quando Jesus passava pela Decápolis, trouxeram-lhe um jovem surdo e mudo, e lhe disseram: “Impõe as tuas mãos sobre ele, e ele ficará curado!” Mas Jesus, “tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua. Depois, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te!” (Marcos 7:31-34).
Que loucura! Enquanto todos esperavam a atitude mais “lógica” e “coerente” do Senhor, Ele os contrariou. Tirou o rapaz de entre a multidão, tocou-lhe nos ouvidos, cuspiu-lhe na língua? Esse Jesus não era muito previsível! Além de muitos sinais, curas e milagres extraordinários, Jesus era especialista em quebrar barreiras, paradigmas, conceitos, preceitos, dogmas, concepções. Quer saber porque Deus não segue o conselho do homem? Porque “os pensamentos dEle são [infinitamente] mais altos do que os nossos!” (Isaías 55:8,9).
A vitória que Deus tem para você é muito maior, muito melhor do que aquilo que você imagina. Crê somente! A Palavra do Senhor é irrevogável. Ainda que tudo pareça contrário; ainda que as circunstâncias “digam não”; ainda que você não veja além da montanha; mesmo que o mar esteja agitado… Creia! Se Ele prometeu, certamente se cumprirá!
“Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente que abençoando te abençoarei…!” (Hebreus 6:13)
Não desista! Ele já nos abençoou com toda sorte de Bênçãos, e nos elegeu antes da fundação do mundo para que desfrutássemos delas!!! (Efésios 1:3,4)
“O Senhor registra, pessoalmente, as nossas aflições. Ele põe as nossas lágrimas no seu odre. Porventura não estão elas no seu livro?” (Salmos 56:8)
Ele tem visto as tuas lutas, e está contigo, te ajudado a atravessar este deserto.
“Pois o Senhor teu Deus [já] te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; este ‘tempo todo’ o Senhor teu Deus esteve contigo, e coisa nenhuma te faltou.” (Deuteronômio 2:7)

“Em obras!”
Joci

2 comentários:

  1. É isso ai Joci, Gostei muito desta mensagem sobre as promessas de Deus e as contradicoes da vida.....Mas sabemos que Deus é Poderoso para fazer infinitamente mais, do que aquilo que pensamos..
    Valeu um grande ABraço.

    gostei do Blog.

    ResponderExcluir